e-Social Doméstico: Governo lança aplicativo e-Social Doméstico para dispositivos móveis.

e-Social Doméstico: Governo lança aplicativo e-Social Doméstico para dispositivos móveis.

ago 20, 2020 RH por Daiane Santos

Aplicativo está disponível para download gratuito

O governo federal lançou hoje (13) o aplicativo eSocial Doméstico, que possibilita que o empregador faça o registro de empregados e o gerenciamento da folha de pagamento a partir de smartphone ou dispositivo móvel.

Segundo a Receita Federal, a tecnologia permite que o empregador doméstico possa fechar a folha mensal do seu empregado direto do smartphone em qualquer lugar que esteja.

“Todo o procedimento pode ser iniciado e concluído em poucos minutos.

Também é possível fazer, no próprio celular, o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) no aplicativo do banco de preferência”, explica o coordenador-geral de Governo Digital Trabalhista do Ministério da Economia, João Paulo Ferreira Machado.

De acordo com a Receita, desde seu lançamento, em 2015, o eSocial tem sido aprimorado com a implementação de novas funcionalidades.

Em junho deste ano, foi disponibilizada a possibilidade de alterar o responsável pela contratação do trabalhador doméstico no sistema. Estão registrados no eSocial 1,5 milhão de empregadores domésticos.

Funcionalidades

O app eSocial Doméstico permite que o empregador possa realizar a alteração salarial dos empregados, o fechamento e reabertura das folhas de pagamento, a geração das guias de recolhimento e a consulta da situação do pagamento das respectivas guias.

Como obter

O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas lojas da App Store e do Google Play.

Para realizar o login no aplicativo, basta que o empregador utilize seu CPF, código de acesso e senha, as mesmas informações já utilizadas no site.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-08/governo-lanca-aplicativo-do-esocial-domestico-para-dispositivos-moveis

APP ESOCIAL DOMÉSTICO: NOVA FACILIDADE PARA OS EMPREGADORES NA PALMA DA MÃO

O aplicativo oficial é gratuito e permite realizar, direto do seu celular, fechamento de folhas de pagamento, gerar guias e comprovantes de pagamento, além de reajustar salários e gerar informe de rendimentos. Novas funcionalidades serão adicionadas em breve.

Atento às demandas de acessibilidade e disponibilidade, o eSocial disponibiliza para os usuários mais uma ferramenta para realizar a gestão dos contratos de trabalho dos empregadores domésticos. O aplicativo oficial do eSocial Doméstico pode ser baixado gratuitamente e está disponível nas lojas Google Play Store ou App Store para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais Android e iOS.

Procure na loja pelo eSocial Doméstico, fornecido pelo “Governo do Brasil”, conforme abaixo:

Google Play Store:App Store:
https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/app-esocial-domestico-nova-facilidade-para-os-empregadores-na-palma-da-mao/AppDomesticoLojaAndroid.png/@@images/8aa4f45c-d85d-48e6-839b-b762c631138a.pnghttps://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/app-esocial-domestico-nova-facilidade-para-os-empregadores-na-palma-da-mao/AppDomesticoLojaiOS.png/@@images/adf49a74-7bc7-424c-9b8b-e1714eb6f889.png
https://play.google.com/store/apps/details?id=eSocial.Androidhttps://apps.apple.com/app/id1523538849
https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/app-esocial-domestico-nova-facilidade-para-os-empregadores-na-palma-da-mao/AppDomesticoAndroidqrcode.jpeghttps://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/app-esocial-domestico-nova-facilidade-para-os-empregadores-na-palma-da-mao/AppDomesticoiOSqrcode.jpeg

Funcionalidades Disponíveis:

• Folha de Pagamento: possibilidade de edição e fechamento das remunerações dos trabalhadores, permitindo a inclusão de diversas rubricas, impressão de recibos de salário em PDF e geração de guia para pagamento. O aplicativo traz também um facilitador para efetuar o pagamento, pois efetua a cópia do código de barras no momento de geração do DAE, permitindo a realização do pagamento diretamente no aplicativo do seu banco.

• Reajustar Salário: alteração do salário contratual com o preenchimento de apenas dois campos (novo salário e data do reajuste).

• Informe de Rendimentos: opção para impressão do informe de rendimentos utilizados pelos trabalhadores na declaração anual de ajuste do Imposto de Renda.

• Acesso ao Manual e Perguntas Frequentes: link para acessar o conteúdo no portal do eSocial

As funcionalidades acima utilizam acesso rápido e simplificado. Caso seja necessário incluir uma rubrica na folha que não consta no App ou alterar outras condições contratuais, o empregador deverá utilizar a versão WEB disponível no portal do eSocial.

Outras funcionalidades

O App possui as principais ferramentas para o dia a dia do empregador doméstico. As demais funcionalidades do eSocial (por exemplo, admissão de trabalhadores, desligamento, afastamentos) ainda não estão disponíveis no App e podem ser utilizadas na versão Web do eSocial Doméstico.

Conheça as telas:

Login:

Folha de Pagamento:

Reajustar Salário:

Informe de Rendimentos:

Fonte: www.esocial.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat