Os prós e contras da Tecnologia no mundo Moderno

Os prós e contras da Tecnologia no mundo Moderno

Hoje em dia a tecnologia é um recurso indispensável para as atividades do dia a dia, afinal, é um caminho para aproximar as pessoas, filtrar informações e otimizar o tão escasso tempo em meio de todos nossos compromissos profissionais e pessoais.

Cada dia mais o ser humano esquece de alimentar suas relações íntimas, é comum visualizar em restaurantes, mesas de bares, baladas e em festas de amigos as pessoas estarem conectadas e online com o mundo virtual, tenho notado muito esse comportamento e têm me chamado muito a atenção e assim cheguei a algumas questões:

  1. Como o ser humano ficou tão dependente do mundo virtual?
  2. Em que momento se torna mais prazeroso investir seu tempo em redes sociais do que dentro de seu ambiente familiar ou com seus amigos?
  3. Por que essas tecnologias nos tornaram tão reféns?
  4. Em que momento o contato pessoal, o toque, olho no olho deixou de ser menos importante do que a ilusão de uma tela cheia de histórias de terceiros, sejam eles famosos ou não?

Pois é amigos, há a necessidade de levarmos essas questões adiante como lição de casa, afinal somos os próximos Pais, Avós da próxima geração de políticos, médicos, empresários, ou seja, o futuro da sociedade está em nossas mãos.

É importante salientar que as nossas crianças já têm uma nova visão de mundo, almas que já nasceram com essas tecnologias e que têm uma facilidade incrível de lhe dar com coisas que eram e são muito complexas para nós que tivemos que nos adaptar e aprender.

Acredito que seja importante dosar o uso dessas tecnologias e também mostrar que elas são essenciais e importantes para o crescimento tecnológico e científico do mundo, porém é importante frisar que o mundo precisa de pessoas mais ligadas com questões humanas, afinal, nunca se teve tantas notícias sobre tragédias de todos os tipos. Mostrar o quando é importante o toque, o olho no olho isso por incrível que pareça está sumindo das relações íntimas.

Estamos passando por um momento crítico no mundo, onde sentimentos como ódio e intolerância reinam nas redes sociais, precisamos saber lhe dar com esse assédio de uma forma inteligente, não podemos nos deixar contaminar com notícias falsas e com situações políticas que vão contra nossas crenças, mas as vezes são necessárias para um aprendizado mútuo de lições aprendidas do que fazer e do que não fazer.

De um outro lado há um dado importante, sobre os malefícios que a tecnologia trás se usada de forma incorreta para o nosso corpo, podemos citar dor na coluna, perda auditiva, insônia. Mas o pior deles sem dúvida é a depressão, doença grave que em seu pico pode até ser causa de suicídio se não tratada corretamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020, a condição será a mais incapacitante do planeta. Nos últimos 10 anos, os casos cresceram 18% e os afetados são pessoas de diferentes raças, idades e classes sociais. Nunca houve tantos casos de suicídio como nos últimos anos, a sociedade está cada vez mais doente e o mundo precisa de pessoas que se preocupem com o próximo.

Eu sou profissional de tecnologia a 21 anos, em todo esse tempo só vi meus clientes serem beneficiados com as ferramentas oferecidas para seu negócio, eu acredito que nenhum negócio cresce sem tecnologia de ponta aplicada, pois essas tecnologias maximizam processos e fazem os colaboradores diminuírem seu tempo nos processos executados durante seu dia a dia no trabalho, porém há a necessidade de sabermos usá-las com moderação, dentro de um limite aceitável.

Enfim, se há um conselho a dar a vocês, como profissional , Pai e Marido é que usem sim , todas as tecnologias disponíveis, testem seus limites , se divirtam, registre momentos felizes mas não esqueçam nunca de parar no final do dia e pegar seu filho no colo, ligar para aquela pessoa especial e dizer que está com saudades, que a ama que quer vê-la!
Tenham todos um excelente dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat